domingo, 11 de setembro de 2016

Reportagem "Quando menos é mais"

Olá,

Antes tarde do que tarde demais.

Posto a reportagem da revista Vida e  Saúde de 08/16 QUANDO MENOS É MAIS - O AÇÚCAR NÃO DEVE OCUPAR MAIS DO QUE 10% DA ALIMENTAÇÃO DIÁRIA.

Amanhã corrigiremos as questões.

Quando menos é mais
1-  Que palavra do 1º parágrafo remete a atenção diretamente ao leitor?
2- De acordo com a OMS, o consumo de açúcar pelos brasileiros está de acordo com as normas saudáveis? Explique.
3- E quais as informações do Ministério da Saúde a respeito do consumo de açúcar no Brasil?
4- Você concorda com  o conselho  de Bela Gil – praticamente a solução para não adoecer agora e futuramente – no 4º parágrafo? Comente.
5- Se as pessoas sabem dos malefícios do açúcar, por que é tão difícil mudar os hábitos alimentares ou consumir açúcar parcimoniosamente?
6- As pessoas não ingerem propositadamente, por exemplo, 20 colheres de açúcar. Onde está o problema então com o excessivo consumo deste elemento?
7-  Qual a diferença entre comida real e comida industrializada? Cite exemplos.
8- A nutricionista Fernanda Sheer concorda com as diretrizes alimentares estabelecidas pelos norte-americanos para 2015 a 2020? Explique sua resposta.
9- Para adequar essas diretrizes, qual a função da indústria alimentícia e dos consumidores?
10- De que forma o açúcar influencia no câncer?
11- Além dos cânceres, que outras doenças são originadas do consumo excessivo de açúcar?
12- Qual o problema na participação do governo em incentivar  uma alimentação saudável? Comente sua resposta.
13- “Diretrizes sempre têm grande potencial de diminuir doenças; é um avanço, mas, infelizmente essa informação demora a chegar às pessoas, e quando chega é tarde demais para grande parte da população”, reflete.’
PELAS palavras do médico Victor Sorrentino subentende-se que as pessoas quando ficam informadas elas diminuem o consumo de açúcar? Comente suas resposta.
14- Por que o efeito do açúcar no cérebro é comparado aos das drogas ilícitas? Elabore sua resposta baseado (a) no texto,mas não o copie literalmente.
15- É muito importante compreender  o mecanismo de ação do açúcar no sangue. Parece coisa de médico, né? Explique com suas  palavras este processo.
16- Dê várias sugestões de como apresentar estas e outras informações vitais para a comunidade escolar que visitará a Feira Cultural da escola em  outubro/2016. O que fazer? Que mídia usar? Cartaz? Palestra? Fôlder? Demonstração? Vídeo?

17- o que você pretende mudar em seus hábitos alimentares após o conhecimento das doenças que advêm do consumo exagerado deste elemento?

Abaixo segue a fotografia das páginas pra você pesquisar. A ordem está decrescente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário