quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Treinando os pronomes oblíquos como objeto

Bom dia, boa tarde, boa noite!!

Este post é do 7º ano (ano passado), mas vai ajudar para compreender  o uso de pronomes oblíquos e sua função como objeto direto e indireto da frase:

"Prô" Elisete


1. Reescreva as frases substituindo os nomes sublinhados por pronomes pessoais do caso oblíquo. Após classifique o pronome como objeto direto ou indireto: 
a) Pedi a vocês para trazerem o livro de português.
R- Pedi-lhes para trazerem o livro de português.   lhes= objeto indireto

 b) Entreguei à diretora todos os boletins.                                
 R- Entreguei-lhe todos os boletins.                     lhe= objeto indireto

c) O aluno terminou a avaliação bem rápido.
R- O aluno terminou-a bem rápido.                       a= objeto direto

d) Levei o carro ao lava-jato.
R- Levei-o ao lava-jato.                                          o= objeto direto

e) A menina tomou o sorvete depressa.
R- A menina tomou-o depressa.                              o= objetodireto

f) Comprei as revistas no jornaleiro.
R- Comprei-as no jornaleiro.                                  as= objeto direto

g) Os alunos já compraram a cartolina para fazer o cartaz.
R. Os alunos já compraram-na para fazer o cartaz.                na= objeto direto

h) Devolvam os livros pontualmente na biblioteca da escola.
R- Devolvam-nos pontualmente na biblioteca da escola.        nos= objeto direto
i- Vamos decidir o nome do nosso teatro do telejornal hoje.
R- Vamos decidi-lo hoje.                                                 lo= objeto direto
j- Os alunos vêm à escola para ensaiar o teatro hoje à tarde.
  R- Os alunos vêm à escola para ensaiá-lo hoje à tarde.  lo= objeto direto


Atenção:
Os pronomes o, os, a, as assumem formas especiais depois de certas terminações verbais.
 Quando o verbo termina em -z, -s ou -r, o pronome assume a forma lo, los, la ou las, ao mesmo tempo que a terminação verbal é suprimida.
Por exemplo:
comprar + o = comprá-lo
fazeis + o = fazei-lo
dizer + a = dizê-la
Quando o verbo termina em som nasal, o pronome assume as formas no, nos, na, nas.
Por exemplo:
viram + o: viram-no
repõe + os = repõe-nos
retém + a: retém-na
tem + as = tem-nas 

 

Os alunos vêm à escola para ensaiá-lo hoje à tarde.   lo= objeto direto








9. Sublinhe os pronomes pessoais do caso oblíquo das frases abaixo.
a) A supervisora sentiu-se comovida com o discurso dos alunos.
b) Acima de qualquer coisa nós devemos nos amar.       
c) Meus parentes se entendem muito bem.                         
d) Por que te preocupas tanto? Não exagere!
e) Nunca me esquecerei dos conselhos de minha avó.
g) A que horas vos levantais para trabalhar?

10. Complete as frases com os pronomes oblíquos.
a) Ele veio encontrar-se __________ na rodoviária. comigo
b) Pedro levou ____________ a mala de roupas. Me / ou lhe
c) já _______________________ falei sobre a festa? lhe
d)Você quer vir ________________________ até a praia. conosco
e)  Carla ___________________ contou tudo o que ocorreu. me
f)     Desejo ______________________ felicidades sempre.  lhe

11. Use os pronomes eu ou mim nas frases abaixo.
a) Traga o jornal para ______ ler. eu
b) Quero a roupa para ______ vestir.  eu
c) Para ________ é importante estudar. mim
d) Arranjei um emprego para _______________. mim
e) Ele disse aquilo para ______________ ouvir.  eu
f) Comprei uma blusa para __________________. mim
g) Para ___________, você é especial.  mim

12. De acordo com a atividade acima, podemos afirmar que:
a) sempre que houver um verbo no infinitivo, devemos usar a 1ªpessoa do singular do pronome pessoal do caso reto.
b) as regras para o uso dos pronomes eu e mim são as mesmas.

13. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
1-  Senhor, senhora, senhorita.
2-    Vossa Santidade
3-    Vossa Majestade
4-    Vossa Alteza
5-    Vossa Excelência

( 2    ) Papa
(   4  ) Princípes e princesas
(    5 ) Altas autoridades
(   1  ) Pessoas em situação cerimoniosa
(   3  ) Reis, rainhas, imperadores.
(    1 ) Pessoas com quem não se tem intimidade, pessoas mais velhas.

15- É correto afirmar que a palavra você é um pronome:
a)      Pessoal do caso reto.
b)      Pessoal do caso obliquo.
c)       Pessoal de tratamento.
d)      Nenhuma das anteriores.

Objetos constituídos por Pronome Oblíquo

Ospronomes oblíquos assumem geralmente a função de complementos verbais(OD/OI).
O(s)= objeto direto
A(s)=OD
LO(s)=OD
LA(s)=OD
NO(s)=OD
NA(s)=OD
ME,TE,SE,NOS,VOS=podem ser tanto obj. direto como indireto. Para analisá-los corretamente, basta verificar se eles completam o sentido de um verbo transitivo direto ou um verbo transitivo indireto.
EXEMPLOS
O pai deixou-as em casa.
deixar= verbo transitivo direto
as= objeto direto
Espero-te na estação.
esperar= VTD
te=OD
Pertencem-te todos aqueles presentes.
pertencer=VTI
te=OI
Não me convidaram.
convidar=VTD
me=OD
Isso me convém.
convém=VTI
me=OI
O trovão abalou-o.(OD)
Respondi-lhe tudo.(OI)
Eles nos amam.
amam=VTD
nos=OD
Eles nos obedecem.
obedecer=VTI
nos=OI
Ninguém me encontrou.(OD)
Ninguém me pagou.(OI)
Chamaram-na para a reunião.(OD)
Irei vê-los mais tarde.(OD)


Nenhum comentário:

Postar um comentário