quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Mais exercícios sobre verbos, revisão de hiato

Atividades de revisão de verbos, acentuação dos hiatos

1) Complete as orações abaixo com os verbos indicados entre parênteses no modo subjuntivo. a) Se ela _________________ a verdade, teria a consciência menos pesada. (falar)
 b) Nós comeríamos a sobremesa, se ela ________________ servida. (ser)
c) Talvez eu _________________ para você dormir. (cantar)
d) Se eu ___________________ mais com o meu pai, ele me compreenderia melhor. (conversar)
 e) Quando eu ________________, trarei as encomendas. (voltar)
f) Se você _______________ a casa, teria o dinheiro necessário. (vender)

Respostas:  a- falasse, b- fosse,  c- cantasse, d- conversasse, e- voltasse, f- vendesse

2) Acentue, quando necessário, as palavras com hiato destacadas nas frases abaixo.
a) Encontrei minha roupa caida no chão.  
b) A rainha parece aborrecida com seus conselheiros.
c) Daniel sente muito ciume de Giovana.
d) Quando os fios se tocaram, saíram várias faiscas.
e) Guarde os livros no bau.

Respostas: caída, rainha, ciúme, Giovana, fios, saíram, faíscas, baú. 
Lembre-se que o HIATO é  a sequência de duas vogais numa mesma palavra que pertencem a sílabas diferentes.Exemplo:
saída (sa-í-da)
poesia (p
o-e-si-a)

3) Assinale a sequência em que todas as palavras estão grafadas obedecendo às regras de acentuação.
a) corroi – raíz – céu - deixa
b) papeis – raínha – destrói - caír
c) mereceu – saúva – bainha - juiz
d) juízo – meu – améixa – saíram

Resposta: Letra c OBS: Hiato seguido de NH não tem acento. A regra de  acentuação é:

Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
Exemplos:
sa - í - da
e - go - ís -mo
sa - ú - de

4) Faça conforme o exemplo:
 Fique à vontade e peça o que achar melhor. (pedir)
a) Ligue o Ipad e ________________ esta música. (ouvir)
 b) Interfira logo e ________________ toda essa confusão. (impedir)
c) Leve os instrumentos e ____________ o terreno. (medir)
d) Faça um esforço e ____________ os degraus que restam. (subir)
e) Levante-se, ________________ a roupa e ___________ de vez. (sacudir/sumir)

Respostas: a- ouça, b- impeça, c- meça, d- suba, e- sacuda / suma

5) Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e os tempos pedidos.
a) Preciso passar no vestibular, por isso...........muito. (estudar - futuro do presente do indicativo).
 b) ..............boas lembranças da minha infância. (ter - presente do indicativo).
c) Marcela e Bruna..........ao cinema ontem. (ir - pretérito perfeito do indicativo).
d) Nesta vida..........o que plantamos. (colher - presente do indicativo).
e) Pedro..........futebol muito bem se tiver oportunidade. (jogar - futuro do presente do indicativo).
f) Os homens..........viola durante a serenata. (tocar - futuro do presente do indicativo).
g) O aluno...........um prêmio ao final do semestre. (ganhar - futuro do presente do indicativo).
 h) A menina..............alto durante as aulas. (falar - pretérito imperfeito do indicativo).

Respostas: a- estudarei (vou estudar), b- Tenho, c- foram, d- colhemos, e- jogará (vai jogar), f-  tocarão, g- ganhará, h- falava

6-Acerca dos enunciados que seguem, sua tarefa consistirá em analisá-los e preencher cada lacuna em branco com uma forma do presente do indicativo ou do presente do subjuntivo do verbo indicado entre parênteses:
a) Nosso planejamento já ------- pronto. Esperamos que o seu também ----------. (estar)
b) Aqui --------- muito bem recebidos. Acreditamos que eles ---------. (ser)

c) Esses exercícios não ------------ toda a pontuação atribuída, mas a pesquisa talvez ----------. (valer)
d) ------------- as ideias alheias, por isso, faz-se necessário que ela também as -----------. (respeitar)

e) A bagagens pequenas ------------ no porta-malas do seu carro, mas é pouco provável que as grandes ------------- no carro dela. (caber)
Resposta:
a) Nosso planejamento já ESTÁ pronto. Esperamos que o seu tambémESTEJA. (estar)
b) Aqui SOMOS muito bem recebidos. Acreditamos que eles SEJAM. (ser)
C) Esses exercícios não VALEM toda a pontuação atribuída, mas a pesquisa talvez VALHA.
d) RESPEITAMOS as ideias alheias, por isso é preciso que ela também asRESPEITE.
e) A bagagens pequenas CABEM no porta-malas do seu carro, mas é pouco provável que as grandes CAIBAM no carro dela.
8- Tente fazer a atividade 8 e 9 que depois veremos a resposta em aula. Combinado?

Situações hipotéticas. Usando o Pretérito Mais que Perfeito Composto do Subjuntivo diga o que você  teria feito se as seguintes situações tivessem acontecido. Ex. Você viajou para a França. Se eu tivesse viajado por mais tempo, também iria à Itália. 1. você e seus amigos viajam ao nordeste do Brasil:  Se nós _________________________________________________________________________________________. 
2. seus pais compram um carro novo para você: Se meus pais ___________________________________________________________________________________.
3. sua banda favorita de música vem tocar na sua cidade: Se a minha banda favorita _________________________________________________________________________
 4. seu professor de Português dá um exame difícil: Se o meu professor de Português ____________________________________________________________________ 5. você recebe uma carta de amor: Se eu _________________________________________________________________________________________
9: A viagem de Paula. Complete o parágrafo seguinte sobre as viagens hipotéticas de Paula usando o com  verbos no subjuntivo e indicativo. ‐ Paula, o que você _______________________ (fazer) nas próximas férias, se você ____________________ (ter)  mais dinheiro?  ‐ Acho que ______________________ (passar) uma semana em Búzios.  ‐ Mas, e se você _____________________ (poder) ir ao exterior? Onde você ______________________ (ir) e quem  _____________________ (levar) na viagem? ‐ Ah, eu decididamente _______________________ (preferir) ir à Inglaterra com o meu namo-rado, onde nós ______________________ (conhecer) Liverpool, a terra dos Beatles, e _______________ (pegar) o trem para ir à cidade medieval de York. 
Se _______________________ (ser) possível, nós ________________________ (ficar) uma semana na Inglaterra e outra na Itália.  ‐ E os seus pais? Eles também _____________________ (participar) dessa viagem?
- ‐ Eles ______________________ (ser) bem‐vindos. Mas se eles ___________________ (quiser) ficar em casa eu não  _______________________ (chatear‐se). 

Atividade do Subjuntivo com texto

Leia este poema, de José Paulo Paes:

Paraíso
Se esta rua fosse minha, 
eu mandava ladrilhar, 
não para automóvel matar gente, 
mas para criança brincar. 

Se esta mata fosse minha, 

eu não deixava derrubar. 
Se cortarem todas as árvores, 
onde é que os pássaros vão morar?


Se este rio fosse meu, 
eu não deixava poluir. 
Jogue esgotos noutra parte, 
que os peixes moram aqui. 

Se este mundo fosse meu, 

eu fazia tantas mudanças
que ele seria um paraíso
de bichos, plantas e crianças.
(In: Vera Aguiar, coord. Poesia fora da estante. Porto  Alegre: Projeto, 1995. p. 113.)


1. Provavelmente, ao ler os dois primeiros versos do poema, você se lembrou de uma cantiga de  roda muito conhecida. Quando um texto se relaciona com outro, dizemos que entre eles há  intertextualidade ou uma relação intertextual.

a) Escreva em seu caderno a 1ª estrofe dessa cantiga de roda com a qual o poema de José Paulo Paes mantém uma relação intertextual.

b) Compare a 1ª estrofe do poema com a 1ª estrofe da cantiga. Qual delas: • apresenta uma preocupação mais social? • é mais sentimental?

2. As cantigas de roda são produções poéticas populares, de autores anônimos. Portanto, que variedade da língua se espera que seja empregada nesse tipo de texto?

3. Observe os verbos destacados nestes versos: “Se esta rua fosse minha, / eu mandava ladrilhar”.
a) Classifique-os quanto ao tempo e ao modo.
b) Entre esses tempos verbais não há uma correspondência rigorosa. Reescreva os versos, colocando os verbos nos tempos e modos exigidos pela norma-padrão.
c) Em que outras estrofes se verifica a mesma falta de correlação entre os tempos verbais?

4. Observe os verbos destacados nestes versos: “Se cortarem todas as árvores, / onde é que os pássaros vão morar?”.
a) A locução verbal vão morar é uma forma simples e coloquial que substitui, no texto, uma  forma verbal de acordo com a norma-padrão formal. Qual é essa outra forma? Qual o seu  tempo e modo?
b) Como se vê, o poeta preocupou-se em empregar a língua popular, coloquial. Considerando a  origem popular da cantiga de roda — texto a partir do qual o autor criou seu poema —, você acha que o tipo de língua escolhido é adequado ou inadequado? Por quê?

5. Nos contos de fada, sempre que lemos a expressão Era uma vez..., mergulhamos num mundo de  fantasia, onde tudo pode acontecer: príncipes viram sapos, bruxas malvadas se vingam de pobres  moças indefesas, etc.
Na língua, o modo subjuntivo também é porta de entrada para um mundo imaginário, o das  hipóteses e das possibilidades.
a) No poema “Paraíso”, qual é a palavra que nos faz adentrar esse mundo imaginário?
b) O poeta dá ao texto o nome Paraíso. Como é o paraíso imaginado por ele?
c) Ao conhecermos o mundo imaginário do poeta, podemos fazer uma suposição a respeito do  seu mundo real. Na sua opinião, como ele é?


Respostas exercícios: 
1.
a) Se esta rua fosse minha, / eu mandava ladrilhar, / não para automóvel matar gente,  / mas para criança brincar.

b)
apresenta uma preocupação social - a do poema de José Paulo Paes
é mais sentimental? a da cantiga de roda

2. Um variedade não padrão

3.
a) fosse - pretérito imperfeito do subjuntivo; mandava - pretérito imperfeito do indicativo
b) Se essa rua fosse minha / eu mandava ladrilhar
c) Em todas - 2ª estrofe: fosse/deixava; 3ª estrofe: fosse/ deixava; 4ª estrofe: fosse/fazia

4.
a) morarão - futuro do presente do indicativo
b) É adequado

5.
a) a palavra "se"
b) Com ruas sem carros, com matas e rios preservados; um mundo em que o ser humano vivesse totalmente integrado à natureza
c) Provavelmente, perigoso e poluído

Nenhum comentário:

Postar um comentário