domingo, 18 de junho de 2017

Verbo Modo Subjuntivo - Exercícios

Verbo Modo Subjuntivo


1. Complete as orações abaixo com os verbos indicados entre parênteses no modo subjuntivo.

a)Se eu  em tudo que você diz, estaria perdido. (acreditar)
b) Não tenho certeza, mas se nós  por esta rua, gastaremos menos tempo. (subir)
c) Pode ser que você  razão. (ter)
d) Não é que eu  me intrometer, mas você não tem agido bem nas últimas semanas.
(desejar)
e) Talvez a cor azul nos  sorte. (trazer)
f) Se  na melhora das pessoas, o mundo seria um lugar mais agradável de se viver.
(acreditar)
g) Quando você , vá ao banco para mim. (acordar)
h) É necessário que todos  solidários. (ser)
i) Se ela  a verdade, teria a consciência menos pesada. (falar)
j) Nós comeríamos a sobremesa, se ela  pronta a tempo. (ficar)
k) Talvez eu  para você dormir. (cantar)
l) Se eu  mais com o meu pai, ele me compreenderia melhor. (conversar)
m) Quando eu , trarei as encomendas. (voltar)
n) Se você  a casa, teria o dinheiro necessário. (vender)
o) Quando você  a casa, terá o dinheiro necessário. (vender)
p) Desejo que ele  as paredes novamente. (pintar)
2. Informe em que tempo do modo subjuntivo e pessoa encontram-se as formas verbais destacadas abaixo.

a) Se nós (repartíssemos) o bolo, todos comeriam. 
Tempo verbal  
Pessoa  

b) É possível que você a (encontre) depois da aula.
Tempo Verbal  
Pessoa  

c) Depois que vocês (terminarem)o exercício, farei a correção.
Tempo Verbal  
Pessoa  

d) Ele não permitiu que nós (olhássemos) pela janela.
Tempo Verbal  
Pessoa  

e) É improvável que o cão (fuja) novamente.
Tempo Verbal  
Pessoa  

3. Leia as frases abaixo, observando as formas verbais destacadas. Em seguida, relacione-as aos itens abaixo:

(1) Fato incerto no presente

(2) Fato hipotético que poderia ter acontecido no passado

(3) Fato que possivelmente ainda vai acontecer


 Se não existisse o petróleo, não beberíamos refrigerante em garrafinhas de plástico.

 Quando nos informarmos mais sobre a importância do petróleo, compreenderemos a sua influência no nosso dia-a-dia.

 É possível que algumas comunidades do planeta não precisem do petróleo.


Gabarito Verbos Modo Subjuntivo


1-      a- acreditasse
b- subirmos
c- tenha
d- deseje
e- traga
f- acreditasse / acreditássemos
g- acordar
h- sejamos
i-                    falasse
j-        ficasse
k-      cante
l-        conversasse
m-   voltar
n-     vendesse
o-     vender
p-     pinte

      2)      a- pretérito imperfeito do subjuntivo / 1ª pessoa do plural /
b- presente do subjuntivo / 3ª pessoa do singular
c- futuro do subjuntivo / 3ª pessoa do plural
d- pretérito imperfeito do subjuntivo / 1ª pessoa do plural
e- presente do subjuntivo / 3ª pessoa do singular

      3)      (2)
       (3)
       (1)






3 comentários: