domingo, 4 de junho de 2017

Atividades com verbos - modo subjuntivo

1- Assinale a frase em que está correta a correlação verbal:
a) Se você trabalhasse, tinha mais dinheiro.
b) Se você trabalhasse, teria mais dinheiro.
c) Se você trabalhar, tinha mais dinheiro.
d) Se você trabalha, teria mais dinheiro.
e) Se você trabalhasse, tivesse mais dinheiro.
Alternativa “b”

Interpretação do poema "Sonhos"





Leia este poema, de Elias José:
Sonhos

Se eu ganhasse na loteria
compraria dez linhas
de telefone
e me desligaria do mundo...

Acho um inferno a implicância
desta casa.
Bastou eu pegar no telefone,
para todo mundo precisar dele,
pro pai reclamar dos impulsos,
pra mãe falar que é vocação
de telefonista, que é deslumbramento.

Se fico meia horinha
batendo papo com uma amiga
ou com uma paquera especial,
vira guerra, tremor de terra,
vira eclipse e terremoto!
Interurbano então é fruto proibido
e ai de mim se ousar!...

Quando vem a conta
no fim do mês,
tenho de botar algodão nos ouvidos
pra sobreviver a falatório.

Se eu ganhasse na loteria,
compraria dez linhas,
falaria vinte horas por dia
e ai de quem implicasse!

(Cantigas de adolescer. 7. ed. São Paulo: Atual, 1992. p.10)

1. O eu lírico do poema vive uma situação que é muito comum em algumas famílias.

a) Qual é essa situação?
b) Que idade você acha que o eu lírico tem?
c) Pelos dois últimos versos, você acha que o eu lírico exagera quando fala ao telefone?
d) Você também vive um problema semelhante em sua casa?

2. O poema é construído em torno de duas situações: uma que o eu lírico imagina, e outra real, vivida no dia a dia. Observe a primeira e última estrofes.

a) Qual é a situação que o eu lírico imagina viver?
b) Que palavra da primeira estrofe introduz o eu lírico nesse mundo imaginário, hipotético?
c) Destaque as formas verbais empregadas nessas estrofes e indique o tempo e o modo em que elas estão.

3. Nas demais estrofes, o eu lírico descreve sua realidade familiar.

a) Como é essa realidade?
b) Que tempos e modo verbal predominam nessas estrofes?


Gabarito:

1. 
a) Os pais não querem que os filhos usem demais o telefone.
b) Provavelmente mais de 11 anos.
c) Resposta pessoal.
d) Resposta pessoal.

2.
a) A situação de ganhar na loteria para ter muitas linhas telefônicas e falar o quanto quiser.

b) A palavra se. (A palavra”se” introduz uma ideia de condição, ou seja, o eu lírico compraria dez linhas telefônicas desde que ganhasse na loteria.)

c) Imperfeito do subjuntivo: ganhasse, implicasse. Futuro do pretérito do indicativo: compraria, desligaria, falaria.

3.
a) É cheia de repreensões dos pais por causa do uso do telefone.
b) Predominam os tempos presente e passado e o modo indicativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário