segunda-feira, 4 de junho de 2018

Questões do texto A mania nacional de transgressão leve

Boa tarde,

Eis as questões para fazer o tema:

Texto A MANIA NACIONAL DA TRANSGRESSÃO LEVE


1-  Artigo de opinião: texto geralmente publicado em jornais, em revistas ou na internet, com a interpretação ou opinião do autor que o assina, Pode ser escrito em primeira ou terceira pessoa. 
 Quem assina o artigo de opinião lido? 

2. O texto está escrito em que pessoa? Dê um exemplo que comprove sua resposta. 

3. Abaixo, os delitos estão divididos em quatro grupos. Localize no artigo e transcreva dois exemplos de cada grupo de delito.

Grupo A - Que prejudicam a qualidade de vida de outras pessoas e impedem sua liberdade.
Grupo B - Que perturbam as relações sociais e causam danos à sociedade toda.
Grupo C - Que são tentadores.
Grupo D - Que são justificados como fruto da necessidade. 

4. Explique a frase: "Esses maus exemplos são também contagiosos".

5. Releia este trecho do texto. 

[...] ser um cidadão-modelo exige que se reme contra uma poderosa maré ou que se beire a santidade. 

6. Em seu dia a dia, você observa algum dos delitos apontados no texto? Qual ou quais? Você considera leve(s) esse(s) delito(s)? Por quê? Conversem a respeito da opinião do autor do texto sobre o que ele considera "mania nacional. 

7. O autor do texto revela-se irônico e sarcástico, isto é, faz zombaria, mostra o que há por trás das situações e dos comportamentos que menciona. Sobre o vizinho que faz trabalhos para estudantes preguiçosos/ocupados e diz que "a fome também é antiética", qual é a ironia feita pelo autor? 

8. No texto, o autor empregou recursos estilísticos, como a linguagem figurada. Releia os seguintes trechos: 

[...] ser um cidadão-modelo exige que se reme contra uma poderosa maré ou que se beire a santidade. 
Apesar de os delitos pequenos estarem institucionalizados demais para notar [...] dizer "não" a eles beneficia a sociedade como um todo. E um "não" vigoroso o bastante pode alertar os distraídos e os fracos de espírito para que, em uma sociedade que se guia pela "lei de Gerson", nossa bússola moral possa nos apontar o caminho. 

Relacione as alternativas que correspondam aos significados de: 

[   ] "que se reme contra uma poderosa maré"; 
[   ] "que se beire a santidade"; 
[   ] "alertar os distraídos [...] para que [...] nossa bússola moral possa nos apontar o caminho". 

a) Conhecer as regras e saber as atitudes corretas para ensinar aos outros a melhor forma de agir. 
b) Fazer diferente daqueles que praticam pequenos delitos. 
c) Ser extremamente correto, ter conduta exemplar. 

Trazer respondido na quarta feira.

Profª Elisete


Nenhum comentário:

Postar um comentário