sábado, 21 de novembro de 2015

AS VANTAGENS QUE A INTERNET PROPORCIONA COMPENSAM OS PROBLEMAS QUE ELA PODE PROVOCAR?

AS VANTAGENS QUE A INTERNET PROPORCIONA COMPENSAM OS PROBLEMAS QUE ELA PODE PROVOCAR?
Questão Polêmica:
As Vantagens que a Internet Proporciona Compensam os Problemas que ela pode provocar?

Informação 
Em 2008, 41,6 milhões de pessoas maiores de 16 anos declaram possuir acesso à internet em casa, no trabalho, na escola, nas lan houses, nas bibliotecas etc.
Ao mesmo tempo em que o uso da internet amplia à comunicação e dá rapidez às trocas de informação, começam a surgir problemas como a exposição exagerada na rede, a dificuldade em controlar conteúdos impróprios para crianças e jovens, como as redes de pedofilia virtual.
Argumentos
SIM
NÃO





Autoridade
Globalização democrática, facilidade de acesso à comunicação e rapidez nas informações são vantagens que compensam largamente ameaças à privacidade, comodismo e riscos de um novo tipo de “dependência” que a internet pode provocar.
Fonte: Alberto Equs, semioticista, especialista em redes sociais, em reportagem da revista Tempos Modernos.
 A internet conecta as pessoas de forma virtual, substituindo as relações pessoais presenciais. Com isso, pode isolar os indivíduos, envolvendo-os em uma interminável rede de possibilidades.
Fonte: Marina de Almeida, antropóloga do Instituto Viver em Sociedade , em entrevista à televisão.


 
Evidência
Pelas estatísticas, os alunos das escolas que utilizaram os recursos da internet nas aulas se saíram melhor em avaliações nacionais e internacionais, em comparação com as escolas que ainda não os utilizam.
Fonte: Dora Vaz, professora de tecnologia no Ensino Médio.
Especialistas em leitura têm apontado uma forte relação entre o uso crescente da internet nas escolas e a redução da leitura de livros, jornais e revistas por parte dos alunos.
Fonte: Maria de Lourdes Teixeira, bibliotecária.

 

Comparação
Da mesma forma que o carro, o avião, a geladeira, o telefone etc. Deixaram a vida mais fácil e cômoda, a internet facilita o dia a dia, liberando o homem para usar o seu tempo como quiser.
Fonte: Henrique Veloso, jornalista.
Da mesma forma que a televisão tem colaborado para difundir um padrão informativo mais superficial, o hipertexto, típico da internet, fragmenta a informação e não estimula o aprofundamento nos assuntos.
Fonte: Elisa Prado, professora de Português.


 
Exemplificação
É verdade que eu saio menos de casa, mas desde que eu passei a usar a internet conheci mais gente, em várias redes sociais. Também fiquei ligado no que rola no mundo e me divirto muito, por exemplo, baixando as músicas de que eu gosto.
Fonte Mauricio Escorel, 17 anos, estudante do Ensino Médio.
Eu e meus amigos usávamos muito a pagina da comunidade da escola, mas algumas pessoas começaram a espalhar mentiras e falar mal da gente lá. Perdi a minha melhor amiga por uma mentira que escreveram lá.
Fonte: Paula Pedrosa, 15 anos, estudante do Ensino Médio.



Princípio
Invenções com alto poder de transformação cultural, como a internet, provocam expectativas positivas e alto grau de adesão, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e humano da sociedade.
Fonte: Jornal da Ecomonia.
Ferramentas tecnológicas, como a internet, provocam o sentimento de que aqueles que não as utilizam estão ultrapassados e são, portanto, descartáveis.
Fonte: Professor Modesto da Silva, Doutor em Psicologia Social.

 
Causa e Consequência
No mundo do trabalho, a informatização e a internet trouxeram ganhos de racionalização e de produtividade, contribuindo para o bom funcionamento e a saúde econômica da empresas.
Fonte: Jornal da Ecomonia.
Com a internet em casa, o trabalho invadiu a vida dos indivíduos; a qualquer momento, pode chegar uma mensagem da empresa ou do chefe. Isso acarreta sobrecarga, stress, comprometendo a qualidade de vida.
Fonte: Revista Sociologia do Trabalho.

Olá, pessoal do 8º ano A.

O assunto de vocês é bem fácil, todos comentam muito. Leia bastante sobre o assunto e já traga na aula um rascunho pronto do texto que defende a tua tese.
Certo?

Segundo o pesquisador da pedagogia do futuro, Angel Peres Gomes  (...)"Mas não é uma tarefa difícil para os docentes assumir essa inversão pedagógica, também chamada de flipped learning, e isso pode significar uma alteração muito profunda.
Inversão pedagógica: "os alunos devem assistir em casa a vídeos com informações e conceitos e ir à escola para debater, resolver problemas, tirar dúvidas e trabalhar com projetos."

Vamos sempre em frente,!
Profª Elisete


Rsrsrsrsrsrsrsrs... Esse Calvin...

Nenhum comentário:

Postar um comentário