sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Interpretação de Músicas

Olá,
quatro músicas foram entregues para serem estudadas no grupo e apresentadas à turma. Todas têm um roteiro de interpretação.
Você pode apresentar a questão e a resposta. Também pode pedir aos colegas que respondam oralmente. Ok?
Profª Elisete


01- RINDO À TOA ( FALAMANSA – TOTÓ )
Tô numa boa, tô aqui de novo Ah, ah, ah, ah, ah
Daqui não saio, Mas eu tô rindo à toa
Daqui não me movo Não que a vida esteja assim tão boa
Tenho certeza, esse é o meu lugar Mas um sorriso ajuda a melhorar
Ah, Ah Ah, Ah
Tô numa boa, tô ficando esperto E cantando, assim parece que o tempo voa
Já não pergunto se isso tudo é certo Quando mais triste, mais bonito soa
Uso esse tempo pra recomeçar Eu agradeço por poder cantar
Ah, Ah Lalaia, laia, laia, iô!!!

Doeu, doeu, agora não dói, não dói, não dói
Chorei, chorei e agora não choro mais
Toda mágoa que passei
É motivo para comemorar
Pois se não sofresse assim
Não tinha razões pra cantar
1- O compositor deixa transparecer que passou por algum problema que lhe deixou abalado afastando-se. Ao retornar ele desabafa:
a)      Você já passou por alguma situação que fizesse abandonar o seu lugar ( família, escola, emprego, cidade...)? Por quê?
b) Você acha certo a pessoa abandonar ou fugir dos problemas? Por quê?
c) Ao abandonar seu lugar e pensar, refletir sobre o assunto você acha que agiu corretamente ou percebeu que não e retornou? Por quê?
d) Para você, o que é ser esperto? Por quê?
e) Ao tomar suas atitudes, você costuma analisar se é certo ou errado ou age por impulso? Por quê?
f) Após uma decepção em sua vida, você desiste, desanima ou ergue a cabeça e tenta recomeçar? Por quê?
2- A dor dos tropeços nos caminhos da vida, às vezes é grande e machuca muito psicologicamente:
“Doeu, doeu, agora não dói, não dói, não dói / Chorei, chorei e agora não choro mais
Toda mágoa que passei / É motivo para comemorar
Pois se não sofresse assim/  Não tinha razão pra cantar”

a) Quando você está chateado, dolorido, você chora, desabafa com um amigo ou se fecha e guarda tudo para você? Por quê?
b) Você costuma guardar mágoas ou perdoa as pessoas que de alguma forma lhe decepcionaram? Por quê?
c) Você acha que o tempo é o senhor das razões e cura as dores das decepções? Por quê?
d) Você acha que os sofrimentos da vida nos dá maturidade, nos fortalece e melhora a nossa personalidade? Por quê?

3- A vida é um verdadeiro aprendizado, com altos e baixos, mas nunca podemos perder a vontade de vier bem:
“Há, há, há, há, há
Mas eu tô rindo à toa
Não que a vida esteja assim tão boa
Mas um sorriso ajuda a melhorar
Há, há
E cantando assim parece que o tempo voa
Quanto mais triste mais bonito soa
Eu agradeço por poder cantar
Lalaia, laia, laia, iô!!!

a) Você pensa que, embora a vida não seja tão boa, a alegria e a auto estima são essenciais para sermos felizes? Por quê?
b) Você concorda que o sorriso ajuda a melhorar a nossa vida? Por quê?
c) Você acha que o canto, o lazer colabora na melhoria de vida? Por quê?
d) Você costuma agradecer a Deus pelas coisas boas e ruins que acontecem na sua vida? Por quê?
e) Ás vezes não damos o devido valor às coisas que conquistamos sem nenhum esforço. Você crê que o suor da conquista, da luta nos faz valorizar mais as atitudes e a vida? Por quê?

4- “Depois da tempestade sempre vem a abonança.” Esta frase pode traduzir a mensagem que esta música quis passar? Por quê?

02-TELEVISÃO ( Titãs )
A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas as coisas que penso me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda a noite quando eu deito é boa noite, querida
O cride fala pra mãe!
Que eu nunca li num livro
Que um espirro fosse um vírus sem cura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
O cride fala pra mãe!
A mãe diz pra eu fazer alguma coisa, mais eu não faço nada
A luz do sol me incomoda então deixo a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais
O cride fala pra mãe!
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez criatura!
O cride fala pra mãe!
ATIVIDADES:
1) Você assiste televisão? Por quê?
2) Que programas você mais assiste?
3) Comente o primeiro verso da música:
“A televisão me deixou mais burro, muito burro demais.”
4) O compositor uso dois advérbios de intensidade para reforçar a idéia de que ficou burro. Quais são eles?
5) Você acredita que a televisão pode deixar alguém burro? Como? Por quê?
6) Como a televisão pode influenciar na vida das pessoas?
a) Beneficamente:
b) Maleficamente:
7) Explique o verso: “agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais”.
8) A televisão te impede fazer alguma coisa? Por quê?
9) O que você acha que deve ser feito para melhorar o nível cultural e informativo da televisão?
10) Porque o eu poético se sente dentro da jaula junto dos animais?
11) Faça uma lista de programação diária de uma emissora de televisão analise com seu grupo e apresente para a turma.
Grupo I – Globo
Grupo II – SBT
Grupo III – Record
Grupo IV – Bandeirantes
Relacione em seqüência de horário os programas de:
1. informação
2. entretenimento
3. propaganda / venda
4. religioso
12)Reúna com seus colegas e crie uma televisão de material reciclável. Crie a programação e apresente para turma.-

03-TOCANDO EM FRENTE(Almir Sater)
Ando devagar Conhecer as manhas
Porque já tive pressa E as manhãs
E levo esse sorriso O sabor das massas
Porque já chorei demais E das maçãs
Hoje me sinto mais forte, É, preciso amor pra poder pulsar.
Mais feliz, quem sabe, É preciso paz pra poder sorrir
Eu só levo a certeza É preciso chuva para florir.
De que muito pouco sei,
E nada sei. Todo mundo ama um dia,
Todo mundo chora
Conhecer as manhas Um dia a gente chega
E as manhãs E no outro vai embora
O sabor das massas Cada um de nós compõe
E das maçãs A sua história
É preciso amar, pra poder pulsar E cada ser em si
É, preciso paz pra poder sorrir Carrega o dom de ser capaz
É preciso chuva para florir. De ser feliz.

Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir
Tocando em frente.
Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela
Longa estrada, eu vou
Estrada eu sou.

1. “Ando devagar porque já tive pressa”
Qual destes provérbios representam melhor este verso da música? Explique cada um deles.
Þ O apressado come cru.
Þ Devagar se vai ao longe.
2. Apressa é inimiga da perfeição. Comente.
3. Às vezes, quando temos pressa demais ao fazermos alguma coisa, isso acaba nos atrapalhando, por exemplo a aprender algo. Escreva mais dois exemplos que a pressa e inimiga da perfeição.
4. Não precisamos e nem devemos ser ansiosos demais ao fazermos algo, porém não devemos cruzar os braços e esperar as coisas caírem do céu. Devemos ir a luta. Explique este provérbio. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.
5. “E levo esse sorriso porque já chorei demais
hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe.”
Você acredita que as experiência do dia-a-dia, as dificuldades, as facilidades da vida de uma pessoa pode torná-la mais forte? Por quê?
6. Marque a explicação que você julga mais correta para cada verso.
a) “Conhecer as manhas e as manhãs.”
(   ) conhecer todas as faces, todos os lados bons e ruins da vida cotidiana.
(   ) conhecer apenas as coisas boas do dia-a-dia.
b) “O sabor das massas e das maçãs.
(   ) saborear todas as experiências da vida, sentindo o gosto doce e ao mesmo tempo amargo da vida.
(   ) saborear somente as experiências prazerosas da vida.
c) “É preciso amor pra poder pulsar.”
(   ) É preciso só as coisas boas da vida.
(   ) É preciso ter amor em tudo que se faz para que a vida tenha mais vigor, força, energia.
a) “É preciso paz para poder sorrir”.
(   ) Precisamos de paz para sermos felizes.
(   ) A paz é insignificante para a felicidade.
b) “É preciso chuva para florir”.
(   ) É preciso regrar o jardim da vida para que ele possa florir e triunfar.
(   ) É preciso inundar a vida.
7. “Penso que curtir a vida seja simplesmente
compreender a marcha e ir tocando em frente”
a) Para você o que é compreender a marcha da vida?
b) O que é ir tocando em frente?
8. Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou, estrada eu sou”. A que estrada o compositor se refere?
9. “Um dia a gente chega, no outro vai embora.
Cada um de nós compõe a sua história”.
O que representa estes versos na vida das pessoas?
10 “E cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz”...
Comente este verso.
11. Você é feliz? Por quê?
12. O que lhe traz felicidade?
13. Você tem esperança de compor a sua história mais feliz? Como? Por quê?
14. Você como sujeito de sua própria história. Precisa fazer o quê para melhorá-la?
15. Você ajuda as outras pessoas a compor as suas próprias histórias? Como?


04-A ROSA DE HIROSHIMA (Secos e molhados)
http://www.youtube.com/watch?v=mrJgYwIlG0Y
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas

Mas só não se esqueçam
Da rosa de Hiroshima
Da rosa, da rosa
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e invalida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada

(Vinícius de Moraes)
1. Qual é o tema deste poema?
2. Retire do poema palavras que nos remetem imediatamente ao seu tema.
3. O poema pode ser dividido em duas partes causa e conseqüência. Identifique-as.
4. Explique a metáfora expressa em “A rosa de Hiroshima”.
5. Que sensações o poema provoca em você? Justifique.
6. Explique as expressões destacadas:
“Sem cor, sem perfume
Sem rosa, sem nada”
7. Identifique a opção que completa corretamente o enunciado a seguir e justifique sua escolha.
Pode-se afirmar que o texto cumpre seu objetivo, pois...
a) simplesmente passa informações;
b) provoca emoções e reflexões;
c) serve de diversão;
d) modifica o comportamento
8. Observe as expressões destacadas em cada item a seguir e explique a quais conseqüências da utilização da bomba atômica elas se referem.
“Pesem nas crianças/ Mudas telepáticas” / “Pensem nas meninas/ Cegas inexatas”
“Pensem nas mulheres/ Rotas alteradas.”/ “A rosa hereditária
A rosa radioativa /  Estúpida e inválida”
Trabalho para ser realizado com toda a turma – 8º ano A e 8º ano B
Com orientação da professora (o) de história responda:
9. Em que ocasião foi jogada a bomba atômica em Hiroshima? Por quê? É realmente possível, justificar o lançamento de uma bomba atômica? Por quê?
10. Em que época se deu a Segunda Guerra Mundial?
11. Por que pode-se afirmar que as bombas atômicas lançadas sobre as cidades japonesas puseram um fim mais rápido à guerra?
12. No total, quantas pessoas foram atingidas pela bomba? E quantas morreram? Como ficaram os sobreviventes?
13. “Em certos momentos da história, a insensatez humana ultrapassa todos os limites”. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
Peça orientação do professor de matemática e responda:
14. A bomba lançada em Hiroshima era muitas vezes menos potente do que as que foram criadas posteriormente. Para que outras armas fossem desenvolvidas, tempo, dinheiro e o trabalho de muitas pessoas foram utilizados. Como cidadão você aprova a utilização de dinheiro público para a fabricação de armamentos?
15. Faça uma lista do armamento utilizado pelos Estados Unidos na guerra contra o Iraque. Pesquise e faça uma estimativa de preço de cada produto e de toda lista em geral.
16. Lembre-se que todo esse gasto com a guerra é feito em dólar. Um dólar vale quantos reais hoje? Então, se transformarmos as despesas dos Estados Unidos em real, quantos reais daria?
Com orientação da professora de geografia responda:
17. Muitos governantes afirmam que ter um potencial de destruição maior é condição necessária para não perder a liberdade. Você acredita que se preparar para a guerra seja a melhor maneira de manter a paz? Por quê?
18. Faça localização geográfica das áreas atacadas pela guerra e também dos paises aliados aos Estados Unidos.
19. Faça um paralelo dizendo como são as condições de vida (social, econômica, cultural, geográfica) dos dois lados combatentes da guerra do Iraque.
Com Orientação do professor de ciências, responda:
20. O estoque mundial de bombas atômicas, embora tenha diminuído nos últimos anos, ainda hoje é suficiente para destruir várias vezes nosso planeta. Como você se sente sabendo disso?
21. Que tipo de bombas podem ser utilizadas em uma guerra? Quais as conseqüências da utilização dessas bombas para os seres humanos, para o meio ambiente?
Com orientação da professora de inglês; 
22. Assista ao clipe da música Heal The World de Michael Jackson.
http://www.youtube.com/watch?v=MZsrFp1EqM8
23. Faça um relatório relacionando o tema da música Heal The World e as informações que você obteve com esta atividade.
Com orientação da professora de artes;
24. Crie cartazes propaganda para divulgação da paz e monte um painel.
Com orientação do professor de educação física;
25. Reúna um grupo, escolha uma música que fale de paz e monte uma coreografia para apresentar para as outras turmas. Sugestões:
A Paz - Roupa Nova - versão de Heal The World de Michael Jackson.
Depende de Nós - Ivam Lins - cantada por Balão Mágico
Te ofereço Paz
Paz pela Paz
A Paz - Nando Cordel
Eu quero paz - Claudinho e Buchecha
Soldado da Paz - Paralamas do Sucesso
Paz - Legião Urbana
Nós queremos Paz - Joana
Com orientação da professora de português;
26. Com base nas nossas discussões, escreva um texto analisando como você entendeu esta charge de Jorge Braga que saiu no jornal, O Popular em 01 de outubro de 2001.






Até amanhã, na aula. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário