Eis as questões para fazer o tema:
Texto A MANIA NACIONAL DA TRANSGRESSÃO LEVE
1- Artigo de opinião: texto geralmente publicado em
jornais, em revistas ou na internet, com a interpretação ou opinião do autor
que o assina, Pode ser escrito em primeira ou terceira pessoa.
Quem assina o artigo de opinião
lido?
2. O texto está escrito em que pessoa? Dê um
exemplo que comprove sua resposta.
3. Abaixo, os delitos estão divididos em quatro
grupos. Localize no artigo e transcreva dois exemplos de cada grupo de delito.
Grupo
A - Que prejudicam a qualidade de
vida de outras pessoas e impedem sua liberdade.
Grupo
B - Que perturbam as relações sociais
e causam danos à sociedade toda.
Grupo
C - Que são tentadores.
Grupo
D - Que são justificados como fruto
da necessidade.
4. Explique a frase: "Esses maus exemplos são
também contagiosos".
5. Releia este trecho do texto.
[...]
ser um cidadão-modelo exige que se reme contra uma poderosa maré ou que se
beire a santidade.
6. Em seu dia a dia, você observa algum dos delitos apontados
no texto? Qual ou quais? Você considera leve(s) esse(s) delito(s)? Por quê?
Conversem a respeito da opinião do autor do texto sobre o que ele considera
"mania nacional.
7. O autor do texto revela-se irônico e sarcástico,
isto é, faz zombaria, mostra o que há por trás das situações e dos
comportamentos que menciona. Sobre o vizinho que faz trabalhos para estudantes
preguiçosos/ocupados e diz que "a fome também é antiética", qual é a
ironia feita pelo autor?
8. No texto, o autor empregou recursos estilísticos,
como a linguagem figurada. Releia os seguintes trechos:
[...]
ser um cidadão-modelo exige que se reme contra uma poderosa maré ou que se
beire a santidade.
Apesar
de os delitos pequenos estarem institucionalizados demais para notar [...]
dizer "não" a eles beneficia a sociedade como um todo. E um
"não" vigoroso o bastante pode alertar os distraídos e os fracos de
espírito para que, em uma sociedade que se guia pela "lei de Gerson",
nossa bússola moral possa nos apontar o caminho.
Relacione
as alternativas que correspondam aos significados de:
[
] "que se reme contra uma poderosa maré";
[
] "que se beire a santidade";
[ ] "alertar os distraídos
[...] para que [...] nossa bússola moral possa nos apontar o
caminho".
a) Conhecer as regras e saber as atitudes corretas
para ensinar aos outros a melhor forma de agir.
b) Fazer diferente daqueles que praticam pequenos
delitos.
c) Ser extremamente correto, ter conduta
exemplar.
Profª Elisete
Nenhum comentário:
Postar um comentário