quinta-feira, 30 de abril de 2020

Respostas das tarefas dadas

Olá, tudo bem?

Está chegando ao final mais uma etapa, e é preciso CONFERIR as questões das tarefas dadas.

Ok?

TEXTO "SOPA DE MACARRÃO" 



Para não demorar,vou pôr a foto da página do livro com a resposta em vermelho. Você confere e vê quantas acertou? Ok?






Dá um zoom que melhora a imagem.


TROCANDO IDEIAS

1- RESPOSTA PESSOAL - Sugestão de resposta. Não existe comida de velho; o que o menino se referiu é uma comida saudável, com o prato bem colorido e balanceado, com carboidratos, proteínas (animal e vegetal), hortaliças, entre outros ingredientes.

2- a) Considero eficaz, mais ainda se a pessoa assistir o filme "Super Size Me, a dieta do palhaço" e ver Morgan Spurlock comendo só cheeseburguer, refrigerante, donuts e passando mal. Certo dia ele comeu e vomitou na hora na janela do carro. Um nojo.
E por dentro de seu corpo ele foi ficando doente, como triglicerídios altos, hipertensão, obesidade, entre outras consequências.
  Dentre as pessoas ouvidas por Morgan, no filme, estão os seus especialistas (clínico geral, gastrologista, cardiologista e nutricionista). Sua nutricionista, por exemplo, ficou boquiaberta de como Morgan ganhou "peso" rapidamente. Ela chegou a comentar que sempre que uma pessoa ganha ou perde 10% de sua massa corpórea ocorre consideráveis mudanças acerca de sua pressão sanguínea.

b) Conciliar o alimento saudável com o alimento gostoso é uma tarefa que exige criatividade. É possível cozinhar junto com o adolescente, descobrir o prazer do preparo, usar especiarias para acentuar o gosto, pesquisar receitinhas no You Tube. O importante é alimentar-se com comida "de verdade" e nada de industrializado - o que é muito perigoso para a saúde de pessoas de qualquer idade.

3- Acho importante, e depois que foi promulgada a Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009 e atende aos alunos matriculados na educação básica da rede pública de ensino, a realidade das lanchonetes escolares mudou. São tantas as exigências que ninguém se estabelece nas escolas, o que é muito bom. Vender lanches saudáveis não dá lucro, mas "gordurices" sim.


Valeu!

Profª. Elisete, 30/04/20, às 17h57min



Tarefa com ESTUDO DO ARTIGO DE RICARDO BREIER “A TECNOLOGIA NA PANDEMIA”, do jornal Correio do Povo, 02/04/20, p. 2 – aulas 16/04, quarta-feira22/04, quinta-feira



A tecnologia na pandemia - Ricardo Breier - Presidente da OAB/RS

     Milhares de crianças confinadas em suas residências recebem tarefas por vídeos, áudios, e-mails e WhatsApp, mantendo os estudos em dia. Um site monitora o surgimento de novos casos em todo o Planeta. Plataformas criaram uma rede de solidariedade mundial para o repasse de doações e inscrições de voluntários. A pandemia da Covid-19 escancarou o quão ilimitado está sendo o acesso à tecnologia e o quanto ela está sendo capaz de impactar positivamente nossas vidas. Um outro exemplo real: algoritmos e inteligência artificial ajudam o Brasil a decidir sobre leitos de UTI em diversas cidades. Uma equação fundamental para gestores e médicos planejarem ações emergenciais. Lembrando: estimativas apontam que, ao redor do Planeta, seremos 1,7 bilhão de pessoas em confinamento.
     Essa absurda velocidade de processamento de informações vem sendo capaz de abreviar sofrimentos e apontar caminhos a serem seguidos. Sabe-se que criar esses programas demanda injeção de recursos, incentivos e muita pesquisa. Essa é uma questão que já fica definida como saldo dessa pandemia: o Brasil necessita investir em ciência e tecnologia. Cada vez mais a inteligência artificial vai salvar vidas. Dessa forma, é fundamental investir para que o acesso à Internet seja universal e ao alcance de todas as regiões.
    Claro que sempre devemos colocar o ser humano em primeiro lugar. Isso envolve os profissionais que vão operar as tecnologias e que manterão contato com os cidadãos. Na OAB/RS, temos trabalhado esse tema junto à advocacia gaúcha. Compreendemos que a tecnologia é a realidade, mas o bom profissional continuará sendo imprescindível, ainda mais quando se trabalha em defesa da cidadania.
     Da mesma forma, vislumbramos a tecnologia cada vez mais presente no Poder Judiciário brasileiro. Aperfeiçoamento do processo eletrônico, sessões virtuais e sustentação da advocacia, por meio de videoconferência, são apenas alguns exemplos que demonstram o alcance e o impacto das ferramentas no sistema de justiça do País.O impacto da Covid-19 no formato da sociedade mundial deixará marcas. Uma delas certamente envolve a força da tecnologia como instrumento de suporte a causas humanitárias e a questões fundamentais de informação e proteção ao cidadão.
Correio do Povo, 02/04/20, p. 2

Questões de interpretação - GABARITO

1- O título do texto “A tecnologia na pandemia” contém a ideia principal do mesmo? Justifique sua resposta.

O título não contém a ideia principal, mas tem o TEMA, ISTO É, o ASSUNTO DO TEXTO. Ideia principal é quando diz o tema mais o assunto núcleo, também chamado de tópico frasal do texto.

TEMA = A TECNOLOGIA NA PANDEMIA
IDEIA PRINCIPAL (TÓPICO FRASAL) = A tecnologia está sendo usada como suporte e logística para encaminhamento de soluções na pandemia do novo coronavírus.



2- No 1º parágrafo, o presidente, elenca uma série de exemplos, ressaltando a importância da tecnologia como um instrumento de suporte para todos os cidadãos em meio a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Liste quatro usos da tecnologia para o bem da humanidade.

* Milhares de crianças confinadas em suas residências recebem tarefas por vídeos, áudios, e-mails e WhatsApp, mantendo os estudos em dia.
*Site monitora o surgimento de novos casos em todo o Planeta.
* Plataformas criaram uma rede de solidariedade mundial para o repasse de doações e inscrições de voluntários. 
* algoritmos e inteligência artificial ajudam o Brasil a decidir sobre leitos de UTI em diversas cidades.
* estimativas apontam que, ao redor do Planeta, seremos 1,7 bilhão de pessoas em confinamento.

3-O pronome demonstrativo “Essa” no 2º parágrafo se refere a que informação?
(  X ) “...algoritmos e inteligência artificial ajudam o Brasil a decidir sobre leitos de UTI em diversas cidades.”
(     ) “...de processamento de informações...”
t Justifique sua resposta:
“Essa” é um pronome demonstrativo que se refere a uma informação dada ANTERIORMENTE. No caso se refere a todos os exemplos citados que expressam “essa” velocidade de informações.

Ver quadro abaixo:

Caixa de texto:  

ESTE= LUGAR OU POSIÇÃO (ANUNCIA ALGO)
Ex: A minha decisão é esta: vou ficar nos estudos.
ESSE = LUGAR OU POSIÇÃO (RETOMA ALGO)
Ex: Vou focar no projeto fitness: essa decisão é essencial para minha saúde.
ESTE / ESTA /ISTO = ANUNCIAM ALGO
ESSE / ESSA / ISSO = RETOMAM ALGO







                       



4- No 2º parágrafo, o verbo “Sabe-se...” compõe uma oração:
(     ) sem sujeito        (   X  ) com sujeito indeterminado    (     ) com sujeito oculto        

5- Já nesta oração “Da mesma forma, vislumbramos a tecnologia cada vez mais presente no Poder Judiciário brasileiro”, temos um sujeito:
X   ) oculto   (Nós)     (     ) indeterminado             (     ) simples               (     ) composto

6-  “Dessa forma”  é um operador argumentativo – expressão que dá sequência lógica à opinião do autor (final do 2º parágrafo). Neste trecho, “Dessa forma”  só NÃO se refere a ideia:
X   ) A  velocidade de processamento na tecnologia é absurda.
(     ) o uso da tecnologia abrevia sofrimentos e aponta soluções.
(     ) esses programas exigem demanda de recursos, incentivo e pesquisa.
(     ) A inteligência artificial ajuda a salvar vidas.

7- “Claro que sempre devemos colocar o ser humano em primeiro lugar.” Explique a fala do advogado Ricardo Breier em relação aos pensamentos tratado no 1º e 2º parágrafos.

Nesta expressão “Claro que sempre devemos colocar o ser humano em primeiro luga.” o autor faz uma mudança na argumentação que até este parágrafo enaltecia o uso da tecnologia e passa a valorizar o aspecto humano, de quem cria e opera todo esse arsenal de equipamentos.

8- Na conclusão de um Artigo de Opinião (último parágrafo geralmente), o articulista pode apresentar:
* uma solução para problema enfocado no texto;
* faz citação fala/ pensamento e comenta;
* usa índices e dados para reforçar sua opinião;
*  cita leis / pesquisas para valorizar o próprio texto;
* reforça as ideias apresentadas.

No texto “A tecnologia na pandemia” que estratégias dessas citadas (acima) o autor usou para concluir o seu texto? Explique sua resposta.
O articulista do Correio do Povo usou mais alguns exemplos que comprovam a pertinência do bom uso da tecnologia e reforça a ideia já apresentada de que a tecnologia dá suporte à resolução dos problemas enfrentados pela pandemia da Covid-19.


Prof,ª Elisete


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