quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Revisão de crase com gabarito

Olá,
prepare-se para a prova final de Português. Esta postagem sobre crase contém 5 atividades  que certamente esclarecerão muito de suas dúvidas.
Faça bom uso dela.

Profª Elisete

Revisão de crase
1. Coloque nas lacunas uma das opções dos parênteses, de acordo com a regência verbal.
a) Toda mãe visa ___ felicidade dos filhos. (a - à)
b) O clipe não agradou ___ público. (a - ao)
c) Nas férias, aspiro ___ ar puro da manhã na fazenda. (o - ao)
d) Hoje, não posso deixar de assistir ___ novela das oito. (a - à)
e) O cargueiro procede ___ Recife. (a - de)

2. Copie as frases, usando ou não a crase.
a) Ninguém assistiu as novelas durante as férias. Ninguém assistiu às novelas durante as férias.

b) Regressou a Manaus e foi logo visitar a feira livre. Só depois é que se dirigiu a casa dos pais. Regressou a Manaus e foi logo visitar a feira livre. Só depois é que se dirigiu à casa dos pais.                              a = preposição                     a= artigo            

c) Inscrições para o concurso: de 20 a 30 de novembro. Inscrições para o concurso: de 20 a 30 de novembro.
                                                                                                      Entre números “a” = preposição.

d) Oferecemos este brinde as vencedoras e não a vocês.  Oferecemos este brinde às vencedoras e não a vocês.
Oferecemos a quem? “Para” as vencedoras.                                                                                                   
Preposição a + as artigo feminino plural = às                                                                                    

Preposição (diante de pronome "vocês" não há crase.)

e) Eles se referiam a minha prima e não a sua.

Eles se referiam à minha prima e não à sua. Ou Eles se referiam a minha prima e não a sua.

OBS: Diante de pronome possessivo (minha), a crase é facultativa. Estão corretos os dois casos.

3- Leia o texto e indique quais das palavras destacadas precisam do acento indicador de crase:
Tem bicho mais falado que esse?
O boi é temido e respeitado. Por esses brasis, há uma literatura oral de louvação às façanhas e manhas do boi, sua agilidade, força e decisão. Câmara Cascudo, no Dicionário do Folclore Brasileiro, registra que, no Nordeste, onde antigamente não se cercavam terras, criavam os bois soltos. Todo ano, os vaqueiros separavam as boiadas pelas marcas impressas a ferro em brasa. Alguns bois escapavam, criando fama de ariscos. Eram os barbatões, que vaqueiros corajosos iam buscar. Às  vezes o boi escapava novamente e crescia a  fama. Um dia, um vaqueiro o descobria, corria horas e horas perseguindo a  pista e o trazia ao grito do aboio para o curral. Abatiam a  tiros o fujão e aproveitavam a carne.
Cantadores celebravam. O boi ficava famoso. Em alguns versos, tornava-se gigantesco. O cantador, de forma humorada, dividia os melhores trechos com pessoas conhecidas da redondeza.
O boi está tão presente na cultura dos brasileiros, que sua figura se apresenta em folguedos folclóricos, canções, literatura de cordel e tantas outras manifestações: boi-bumbá, bumba-meu-boi, boi-de-reis, reisado, boi-de-mamão, boi-calemba, surubim, farra-do-boi.
Janaina Abreu
Leia a explicação do porquê haver só duas ocorrências de crase no texto.

Tem bicho mais falado que esse?
O boi é temido e respeitado. Por esses brasis, há uma literatura oral de louvação às (prep. A + a artigo) façanhas e manhas do boi, sua agilidade, força e decisão. Câmara Cascudo, no Dicionário do Folclore Brasileiro, registra que, no Nordeste, onde antigamente não se cercavam terras, criavam os bois soltos. Todo ano, os vaqueiros separavam as (artigo feminino) boiadas pelas marcas impressas a (preposição: “ferro” é palavra masculina) ferro em brasa. Alguns bois escapavam, criando fama de ariscos. Eram os barbatões, que vaqueiros corajosos iam buscar. Às (usa-se sempre crase nas expressões edverbiais femininas) vezes o boi escapava novamente e crescia a (artigo feminino) fama. Um dia, um vaqueiro o descobria, corria horas e horas perseguindo a (artigo feminino) pista e o trazia ao grito do aboio para o curral. Abatiam a  (preposição – além disso, “tiros” é palavra masculina e plural!)tiros o fujão e aproveitavam a carne.
Cantadores celebravam. O boi ficava famoso. Em alguns versos, tornava-se gigantesco. O cantador, de forma humorada, dividia os melhores trechos com pessoas conhecidas da redondeza.
O boi está tão presente na cultura dos brasileiros, que sua figura se apresenta em folguedos folclóricos, canções, literatura de cordel e tantas outras manifestações: boi-bumbá, bumba-meu-boi, boi-de-reis, reisado, boi-de-mamão, boi-calemba, surubim, farra-do-boi.
Janaina Abreu

DICA: Como distinguir A artigo e A preposição?
  • Quando preposição, o 'a' é invariável (não tem singular e plural) e pode ser substituído por 'para'. Exemplo:
Fui a (para) S. Paulo. 
·         Como artigo 'definido', ele especifica (define) o objeto (pessoa ou coisa) e aceita plural (as): 
Enviei a encomenda a (para) S.Paulo.  No plural fica: Enviei as encomendas a (para) S.Paulo. 
                              
 Artigo                        preposição
Para aprender o uso correto da crase é essencial entender essa diferença. Dê uma olhada nas regras da crase e provavelmente você vai ter o "estalo" para diferenciar artigo e preposição. 

4) Reescreva as orações colocando o acento indicador de crase quando necessário:
a) O autor refere-se a educação como sendo a marca de nobreza de um regime democrático e defende a importância de oferecê-la as crianças pobres.
b) As liberdades democráticas garantem as pessoas o direito de fazer oposição a decisões governamentais das quais elas discordem.
c) Hoje, as quatro horas, estarão frente a frente as duas equipes candidatas a vaga restante para o torneio a realizar-se no próximo mês.
Respostas:
a) O autor refere-se à educação como sendo a marca de nobreza de um regime democrático e defende a importância de oferecê-la às crianças pobres.
b) As liberdades democráticas garantem às pessoas o direito de fazer oposição a decisões governamentais das quais elas discordem.
c) Hoje, às quatro horas, estarão frente a frente as duas equipes candidatas à vaga restante para o torneio a realizar-se no próximo mês.

OBS: diante de horas sempre se usa crase. Já com expressões repetidas (frente a frente, pouco a pouco) não se usa.


5. Complete as lacunas com a sequência correta:
a-  É pequena a proporção de água doce no planeta. O acesso ...... ela depende de um sistema eficiente de coleta e distribuição, pois muitas vezes é captada ...... quilômetros de distância, antes de ser entregue com qualidade ...... população. As lacunas da frase acima estão corretamente preenchidas, respectivamente, por
a) a - a - à            b) a - à – à           c) a - a – a          d) à - à - a           

b. Com o inchaço populacional decorrente do fluxo migratório em direção ...... cidades, surgiram problemas na oferta de serviços ...... população, que muitas vezes não consegue acesso ...... recursos essenciais. As lacunas da frase acima são corretamente preenchidas, respectivamente, por:
a) às – à – à        b) às – à – a        c) as – a – à        d) as – à – a

c. Graças ...... resistência de portugueses e espanhóis, a Inglaterra furou o bloqueio imposto por Napoleão e deu início ...... campanha vitoriosa que causaria ...... queda do imperador francês. Preenchem as lacunas da frase acima, na ordem dada,
a) a - à – a           b) à - a – a           c) à - à – a           d) a - a – à

d. Gabriel García Marquez cresceu em meio ...... plantações de banana de Arataca, situada ....... poucos quilômetros do vilarejo de Macondo, que ele se dedicou ....... retratar na obra Cem anos de solidão. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:
a) as - à – à         b) às - a – a         c) às - à – à         d) as - a - à

e. É difícil ficar indiferente ...... causa definida por algumas organizações não governamentais que ajudam ...... captar recursos para preservar ...... cultura de tribos da floresta amazônica. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:
a) a – à – à          b) à – a – a          c) à – a – à          d) à – à – a

f. O exame apurado das contas destinava-se ............verificação de erros ou desvios na aplicação das verbas, tanto em relação .............despesas ordinárias, quanto .............eventuais situações de emergência, durante o semestre. As lacunas da frase acima serão corretamente preenchidas, respectivamente, por
a) à - às - a          b) à - as - a          c) à - as – à         d) a - às - à          (a no singular diante de palavra no plural - Não ocorre crase.)

g. A exposição aos raios solares dá ............pessoas uma cor bronzeada, além de fazer bem .............saúde, desde que se tomem os cuidados necessários ............cada tipo de pele. As lacunas da frase acima estão corretamente preenchidas, respectivamente, por

a) às - a - a          b) às - à - à          c) as - à – à         d) às - à – a

Nenhum comentário:

Postar um comentário