Antes tarde do que tarde demais.
Posto a reportagem da revista Vida e Saúde de 08/16 QUANDO MENOS É MAIS - O AÇÚCAR NÃO DEVE OCUPAR MAIS DO QUE 10% DA ALIMENTAÇÃO DIÁRIA.
Amanhã corrigiremos as questões.
Quando
menos é mais
1- Que palavra do 1º
parágrafo remete a atenção diretamente ao leitor?
2- De acordo com a OMS, o consumo de açúcar pelos
brasileiros está de acordo com as normas saudáveis? Explique.
3- E quais as informações do Ministério da Saúde a respeito
do consumo de açúcar no Brasil?
4- Você concorda com
o conselho de Bela Gil –
praticamente a solução para não adoecer agora e futuramente – no 4º parágrafo?
Comente.
5- Se as pessoas sabem dos malefícios do açúcar, por que é
tão difícil mudar os hábitos alimentares ou consumir açúcar parcimoniosamente?
6- As pessoas não ingerem propositadamente, por exemplo, 20
colheres de açúcar. Onde está o problema então com o excessivo consumo deste
elemento?
7- Qual a diferença entre
comida real e comida industrializada? Cite exemplos.
8- A nutricionista Fernanda Sheer concorda com as diretrizes
alimentares estabelecidas pelos norte-americanos para 2015 a 2020? Explique sua
resposta.
9- Para adequar essas diretrizes, qual a função da indústria
alimentícia e dos consumidores?
10- De que forma o açúcar influencia no câncer?
11- Além dos cânceres, que outras doenças são originadas do
consumo excessivo de açúcar?
12- Qual o problema na participação do governo em
incentivar uma alimentação saudável?
Comente sua resposta.
13- “Diretrizes sempre têm grande potencial de diminuir
doenças; é um avanço, mas, infelizmente essa informação demora a chegar às
pessoas, e quando chega é tarde demais para grande parte da população”,
reflete.’
PELAS palavras do médico Victor Sorrentino subentende-se que
as pessoas quando ficam informadas elas diminuem o consumo de açúcar? Comente
suas resposta.
14- Por que o efeito do açúcar no cérebro é comparado aos
das drogas ilícitas? Elabore sua resposta baseado (a) no texto,mas não o copie
literalmente.
15- É muito importante compreender o mecanismo de ação do açúcar no sangue.
Parece coisa de médico, né? Explique com suas
palavras este processo.
16- Dê várias sugestões de como apresentar estas e outras
informações vitais para a comunidade escolar que visitará a Feira Cultural da
escola em outubro/2016. O que fazer? Que
mídia usar? Cartaz? Palestra? Fôlder? Demonstração? Vídeo?
17- o que você pretende mudar em seus hábitos alimentares
após o conhecimento das doenças que advêm do consumo exagerado deste elemento?
Abaixo segue a fotografia das páginas pra você pesquisar. A ordem está decrescente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário