segunda-feira, 22 de maio de 2017

Texto O preconceito não é instintivo

Prezado aluno,

este texto é muito bom. Leia-o e realize as 4 questões a seguir.


Texto  O preconceito não é instintivo

                Os seres humanos não nascem preconceituosos, ou seja, o preconceito não é um fenômeno natural, instintivo ou inevitável. Ao contrário. Atitudes, sentimentos e comportamentos preconceituosos são aprendidos, interiorizados pelas pessoas desde a mais tenra idade.
                Inconscientemente, as crianças absorvem noções preconcebidas, sem que tenham possibilidade de avaliá-los de maneira crítica, o que torna muito difícil vê-las na vida adulta. Além disso, são geralmente os adultos (e a autoridade dos mais velhos não costuma ser contestada na infância) os responsáveis pela difusão do preconceito.
                Por outro lado, expressões preconceituosas têm forte apelo emocional, resultando em manifestações profundamente irracionais.
                Assim, as crianças passam longos anos ouvindo dos adultos, frases como:”homem não chora”; “Você deve aprender a cozinhar para que possa se casar”; “Lugar de mulher é na cozinha”; “Os negros têm o samba no sangue”; “Eu odeio judeus”; “Os nordestinos são todos preguiçosos”.[…]
                Jogos e brincadeiras infantis, aparentemente ingênuas, constituem poderosos meios de socialização da criança. Eles também não escapam à atuação do preconceito.[…].
                Desse modo, idéias preconceituosas e estereotipadas vão sendo criadas, cristalizadas de geração a geração (no meio familiar, no convívio social mais amplo, na escola ou através da mídia), sem que as pessoas se deem ao trabalho de verificar se são falsas ou não.
               Renato da Silva Queiroz.Não vi e não gostei: o fenômeno do preconceito.
               São Paulo, Moderna,1995

1. O texto lido mostra que através de determinadas atitudes, sentimentos e comportamentos, nos tornamos preconceituosos. Indique a opção que, ao contrário do exposto acima, mostra como podemos contribuir para o combate aos preconceitos.
a) Educando as crianças para o respeito à diversidade cultural em nossa sociedade.
b) Implementando programas sociais que tenham por objetivo conscientizar as pessoas sobre preconceito.
c) Implantando, no currículo fundamental e médio, disciplinas que tenham por objetivo erradicar formas preconceituosas de conceber a sociedade.
d) Debatendo em seminários e congressos os preconceitos que alimentam essa chaga social.
e) Todas estão erradas.

2. Ainda de acordo com o texto, de que forma você educa uma criança para uma vida adulta com ideias preconcebidas?
a) Educando para o respeito ao próximo.
b) Introjetando em sua mente frases como: “Homem não chora”, “Eu odeio judeus”, etc.
c) Alimentando idéias de humildade.
d) Fortalecendo o sentimento de solidariedade.
e) Trabalhando conceitos de igualdade e fraternidade.

3. Para o texto, o preconceito nasce de fenômenos:
a) naturais
b) instintivos
c) emocionais
d) sociais
e) inconscientes

4. Quanto à tipologia o texto lido é:
a) dissertativo, pois evidencia um ponto de vista.
b) narrativo, pois conta a história do preconceito.
c) descritivo, pois descreve a figura do preconceito.
d) é de gênero incerto, pois não dá para classificar.
e) é lírico, pois há poucas palavras para muito sentido.

Atividade retirada do blog abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário