Capriche nas respostas que logo ponho o gabarito para você conferir.
Profª Elisete
ATIVIDADE DE
PORTUGUÊS SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA /
Nome:.................................................................. 8º ano
b-
Observando bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem para que o
personagem fale dessa forma? Aspecto geográfico e
social, pois mora na roça, provavelmente no interior e não freqüentou a escola.
c) Esse jeito como o personagem falou dá para o
ouvinte/leitor compreender? Dá para se compreender
perfeitamente o conteúdo.
d) Essa linguagem usada por ele é considerada
“correta” ou “errada”? Por quê? É considerada”errada”
pois não segue as normas gramaticais.
e) Reescreva essa fala do personagem seguindo a norma
culta da linguagem.
Quando é hora de comer, nós comemos... Quando é hora de beber, nós
bebemos, quando...(...) Aí, nós ficamos no Facebook!
2. Leia o texto abaixo e responda as questões
sugeridas:
Nos
últimos meses, as prefeituras municipais de todo o Brasil, em especial as da
Região Nordeste e Norte têm sofrido com a queda de suas receitas devido o
Governo Federal ter reduzido a zero um imposto que beneficiou as montadoras de
carro, mas que provocou o chamado “efeito dominó”, afetando os cofres de
milhares de municípios pobres ou de renda per capita muito baixa. (Jornal Folha de São Paulo, 20/03/2012)
a) Que tipo de texto é esse acima? É do tipo informativo – notícia.
b) Que linguagem foi usada para escrever esse texto? Linguagem culta.
c) Por que foi usado esse tipo de linguagem e não outra?
Porque é na linguagem culta que é publicado o texto
jornalístico.
Tenho visto tanto coisa nesse mundo de
meu Deus
Coisas que prum cearense não existe
explicação
Qualquer pinguinho de chuva fazer uma
inundação
Moça se vestir de cobra e dizer que é
distração
Vocês cá da capitá me adiscurpe essa
expressão
No Ceará não tem disso não...
Tem disso não, tem disso não...
(Luiz Gonzaga)
|
a) Que linguagem foi usada para escrever essa música? Uma linguagem informal – popular.
b) Essa linguagem atrapalhou no entendimento da
música? Não atrapalhou.
c) Se essa música fosse escrita/cantada seguindo a
risca a norma culta da língua, continuaria com a mesma beleza melódica?
Não continuaria, pois iria perder sua identidade, as características da
música e seu objetivo que é homenagear o falante da região do Ceará.
d) Retire desta música palavras e expressões da
linguagem coloquial? “Prum”, “Vocês cá da capitá me adiscurpe”.
4. Os amigos F.V.S., 17 anos, M.J.S., 18 anos, e J.S., 20 anos,
moradores de Bom Jesus, cidade paraibana na divisa com o Ceará, trabalham o dia
inteiro nas roças de milho e feijão. “Não ganhamos salário, é ‘de meia’. Metade
da produção fica para o dono da terra e metade para a gente.” (Folha de São Paulo, 1° jun.
2002)
Os
jovens conversam com o repórter sobre sua relação de trabalho. Utilizam a
expressão “é de meia” e, logo em seguida, explicam o que isso significa. Ao dar
a explicação, eles
( ) alteram o sentido da expressão.
( x ) consideram que o repórter talvez não conheça aquele modo de falar.
( ) dificultam a comunicação com o repórter.
( ) desrespeitam a formação profissional do repórter.
( ) alteram o sentido da expressão.
( x ) consideram que o repórter talvez não conheça aquele modo de falar.
( ) dificultam a comunicação com o repórter.
( ) desrespeitam a formação profissional do repórter.
5) I. A língua
falada é mais solta, livre, espontânea e emotiva, pois reflete contato humano
direto.
II. A língua
escrita é mais disciplinada, obedece às normas gramaticais impostas pelo padrão
culto, dela resultando um texto mais bem elaborado.
III. A linguagem
culta, eleita pela comunidade como a de maior prestígio, reflete um índice de
cultura a que todos pretendem chegar.
IV. A linguagem
popular é usada no cotidiano, não obedece rigidamente às normas gramaticais.
Sobre as afirmações acima:
( ) apenas I e II estão corretas. ( ) apenas II e III estão corretas.
( ) apenas II, III e IV estão corretas. ( ) apenas III e IV estão corretas.
( x ) todas estão corretas.
( ) apenas I e II estão corretas. ( ) apenas II e III estão corretas.
( ) apenas II, III e IV estão corretas. ( ) apenas III e IV estão corretas.
( x ) todas estão corretas.
6) Em todas as alternativas há marcas de oralidade, isto
é, expressões típicas da linguagem falada, exceto:
( ) Se você ficar olhando pra ela feito bobo, a manga cai em cima de sua cabeça.
( ) Se você ficar olhando pra ela feito bobo, a manga cai em cima de sua cabeça.
( ) “Peraí, mãe. Acho que tô a ponto de
desmaiar.”
(
x ) As
variações da língua de ordem geográfica são chamadas de regionalismos.
( ) “Diz que um chega, logo dão terra pra ele
cultivar... É lavoura de café...”
( ) “Engraçadinho de uma figa! Como você se
chama?”
7) “É bom quando a gente volta da escola, não tem nada de bom passando na TV normal, aí a gente pega e liga a TV a cabo, que tem sempre alguma coisa boa pra ver.” (Sérgio Cleto Jr.)
“Tem um monte de esportes que eu adoro, principalmente futebol e tênis.” (Diego Derenzo)
Sobre as falas acima, pode-se afirmar que:
( ) são exemplos do padrão culto da língua.
( ) representam o uso da linguagem vulgar, pois refletem a pouca cultura de quem emitiu as mensagens.
(x ) são construções típicas do português falado, ou seja, da linguagem coloquial.
( ) ferem claramente as normas gramaticais, não desempenhando seu papel comunicativo.
( ) representam um tipo de linguagem comum em textos literários e poéticos.
8) “A
gíria desceu o morro e já ganhou rótulo de linguagem urbana. A gíria é hoje o
segundo idioma do brasileiro. Todas as classes sociais a utilizam.” (Karme Rodrigues)
Assinale a alternativa em que não se emprega o fenômeno linguístico tratado no texto.
( ) Aladarque Cândido dos Santos, enfermeiro, apresentou-se como voluntário para a missão de paz. Não tinha nada a ver com o pato e morreu em terra estrangeira envergando o uniforme brasileiro.
( x ) Uma vez um passageiro me viu na cabine, não se conteve e disse: “Como você se parece com a Carolina Ferraz!”
( ) Chega de nhenhenhém e blablablá, vamos trabalhar.
( ) Há muitos projetos econômicos visando às classes menos favorecidas, mas no final quem dança é o pobre.
( ) Cara, se, tipo assim, seu filho escrever como fala, ele tá ferrado.
9) Há exemplo de registro coloquial no seguinte trecho:
( ) O verdadeiro autor da peça foi o escritor de discursos presidenciais H. Daryl.
( ) Cem mil pessoas morreram quase instantaneamente.
( ) A Segunda Guerra acabou, começava a guerra fria.
( x ) Aconselhado por Jimmy Byrnes (secretário de Estado), o presidente queria mostrar aos soviéticos que não apenas tinha a bomba, mas tinha peito para usá-la.
( ) A bordo do navio Augusta, no retorno para os EUA depois de participar da cúpula aliada em Postdam (Alemanha), Truman autorizou o bombardeio.
10) Assinale a única alternativa em que não ocorre o emprego de expressões coloquiais.
A)“Nós, enquanto isso, continuaríamos condenados a dar duro oito horas por dia...”
B)“...após seis meses, todo aposentado sobe pelas paredes e implora para voltar a trabalhar.”
C)“Os americanos, ano após ano, trabalham seis horas a mais em relação ao ano anterior.”
D)A gente achava tudo um horror.
E)Me informaram que o pessoal conseguiu se arranjar.
Assinale a alternativa em que não se emprega o fenômeno linguístico tratado no texto.
( ) Aladarque Cândido dos Santos, enfermeiro, apresentou-se como voluntário para a missão de paz. Não tinha nada a ver com o pato e morreu em terra estrangeira envergando o uniforme brasileiro.
( x ) Uma vez um passageiro me viu na cabine, não se conteve e disse: “Como você se parece com a Carolina Ferraz!”
( ) Chega de nhenhenhém e blablablá, vamos trabalhar.
( ) Há muitos projetos econômicos visando às classes menos favorecidas, mas no final quem dança é o pobre.
( ) Cara, se, tipo assim, seu filho escrever como fala, ele tá ferrado.
9) Há exemplo de registro coloquial no seguinte trecho:
( ) O verdadeiro autor da peça foi o escritor de discursos presidenciais H. Daryl.
( ) Cem mil pessoas morreram quase instantaneamente.
( ) A Segunda Guerra acabou, começava a guerra fria.
( x ) Aconselhado por Jimmy Byrnes (secretário de Estado), o presidente queria mostrar aos soviéticos que não apenas tinha a bomba, mas tinha peito para usá-la.
( ) A bordo do navio Augusta, no retorno para os EUA depois de participar da cúpula aliada em Postdam (Alemanha), Truman autorizou o bombardeio.
10) Assinale a única alternativa em que não ocorre o emprego de expressões coloquiais.
A)“Nós, enquanto isso, continuaríamos condenados a dar duro oito horas por dia...”
B)“...após seis meses, todo aposentado sobe pelas paredes e implora para voltar a trabalhar.”
C)“Os americanos, ano após ano, trabalham seis horas a mais em relação ao ano anterior.”
D)A gente achava tudo um horror.
E)Me informaram que o pessoal conseguiu se arranjar.
Parabéns, ótimo blog!!!!!!
ResponderExcluirMuito bom !
ResponderExcluirExercicios do 9°ano
ResponderExcluirExercícios do 8°ano
ResponderExcluirEnnnn
ExcluirPreciso da resposta do 6° ano nesse texto mas é praticamente a mesmas perguntas
ExcluirObrigado ser ñ fosser por vc tinha tirado mu 0
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