terça-feira, 23 de agosto de 2016

Exercícios sobre Variação Línguística com gabarito

Olá, posto esta atividade para aprofundar os estudos da variação linguística.
Capriche nas respostas que logo ponho o gabarito para você conferir.
Profª Elisete

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA / Nome:.................................................................. 8º ano
   

a-Qual tipo de linguagem o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial? Linguagem coloquial.
b- Observando bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem para que o personagem fale dessa forma? Aspecto geográfico e social, pois mora na roça, provavelmente no interior e não freqüentou a escola.
c)    Esse jeito como o personagem falou dá para o ouvinte/leitor compreender? Dá para se compreender perfeitamente o conteúdo.
d)    Essa linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por quê? É considerada”errada” pois não segue as normas gramaticais.
e)    Reescreva essa fala do personagem seguindo a norma culta da linguagem.
Quando é hora de comer, nós comemos... Quando é hora de beber, nós bebemos, quando...(...) Aí, nós ficamos no Facebook!

  2.    Leia o texto abaixo e responda as questões sugeridas:
Nos últimos meses, as prefeituras municipais de todo o Brasil, em especial as da Região Nordeste e Norte têm sofrido com a queda de suas receitas devido o Governo Federal ter reduzido a zero um imposto que beneficiou as montadoras de carro, mas que provocou o chamado “efeito dominó”, afetando os cofres de milhares de municípios pobres ou de renda per capita muito baixa. (Jornal Folha de São Paulo, 20/03/2012)
a)    Que tipo de texto é esse acima? É do tipo informativo – notícia.
b)    Que linguagem foi usada para escrever esse texto? Linguagem culta.
c)    Por que foi usado esse tipo de linguagem e não outra? Porque é na linguagem culta que é publicado o texto jornalístico.



Tenho visto tanto coisa nesse mundo de meu Deus
Coisas que prum cearense não existe explicação
Qualquer pinguinho de chuva fazer uma inundação
Moça se vestir de cobra e dizer que é distração
Vocês cá da capitá me adiscurpe essa expressão
No Ceará não tem disso não...
Tem disso não, tem disso não...
(Luiz Gonzaga)

   3.    Leia a música ao lado e faça o que se pede:
a)    Que linguagem foi usada para escrever essa música? Uma linguagem informal – popular.
b)    Essa linguagem atrapalhou no entendimento da música? Não atrapalhou.
c)    Se essa música fosse escrita/cantada seguindo a risca a norma culta da língua, continuaria com a mesma beleza melódica?
Não continuaria, pois iria perder sua identidade, as características da música e seu objetivo que é homenagear o falante da região do Ceará.
d)    Retire desta música palavras e expressões da linguagem coloquial? “Prum”, “Vocês cá da capitá me adiscurpe”.

4.     Os amigos F.V.S., 17 anos, M.J.S., 18 anos, e J.S., 20 anos, moradores de Bom Jesus, cidade paraibana na divisa com o Ceará, trabalham o dia inteiro nas roças de milho e feijão. “Não ganhamos salário, é ‘de meia’. Metade da produção fica para o dono da terra e metade para a gente.” (Folha de São Paulo, 1° jun. 2002)
Os jovens conversam com o repórter sobre sua relação de trabalho. Utilizam a expressão “é de meia” e, logo em seguida, explicam o que isso significa. Ao dar a explicação, eles
(   ) alteram o sentido da expressão.
(
x  ) consideram que o repórter talvez não conheça aquele modo de falar.
(   ) dificultam a comunicação com o repórter.
(   ) desrespeitam a formação profissional do repórter.

5) I. A língua falada é mais solta, livre, espontânea e emotiva, pois reflete contato humano direto.
II. A língua escrita é mais disciplinada, obedece às normas gramaticais impostas pelo padrão culto, dela resultando um texto mais bem elaborado.
III. A linguagem culta, eleita pela comunidade como a de maior prestígio, reflete um índice de cultura a que todos pretendem chegar.
IV. A linguagem popular é usada no cotidiano, não obedece rigidamente às normas gramaticais.
Sobre as afirmações acima:
(   ) apenas I e II estão corretas.                                               (   ) apenas II e III estão corretas.
(   ) apenas II, III e IV estão corretas.                      (   ) apenas III e IV estão corretas.
( x  ) todas estão corretas. 

6) Em todas as alternativas há marcas de oralidade, isto é, expressões típicas da linguagem falada, exceto:
(   ) Se você ficar olhando pra ela feito bobo, a manga cai em cima de sua cabeça.
(   ) “Peraí, mãe. Acho que tô a ponto de desmaiar.”
( x  ) As variações da língua de ordem geográfica são chamadas de regionalismos.
(   ) “Diz que um chega, logo dão terra pra ele cultivar... É lavoura de café...”
(   ) “Engraçadinho de uma figa! Como você se chama?”

7) “
É bom quando a gente volta da escola, não tem nada de bom passando na TV normal, aí a gente pega e liga a TV a cabo, que tem sempre alguma coisa boa pra ver.” (Sérgio Cleto Jr.)
“Tem um monte de esportes que eu adoro, principalmente futebol e tênis.” (Diego Derenzo)
Sobre as falas acima, pode-se afirmar que:
(   ) são exemplos do padrão culto da língua.
(   ) representam o uso da linguagem vulgar, pois refletem a pouca cultura de quem emitiu as mensagens.
(x   ) são construções típicas do português falado, ou seja, da linguagem coloquial.
(   ) ferem claramente as normas gramaticais, não desempenhando seu papel comunicativo.
(   ) representam um tipo de linguagem comum em textos literários e poéticos.

8) “A gíria desceu o morro e já ganhou rótulo de linguagem urbana. A gíria é hoje o segundo idioma do brasileiro. Todas as classes sociais a utilizam.”  (Karme Rodrigues)
Assinale a alternativa em que não se emprega o fenômeno linguístico tratado no texto.
(   ) Aladarque Cândido dos Santos, enfermeiro, apresentou-se como voluntário para a missão de paz. Não tinha nada a ver com o pato e morreu em terra estrangeira envergando o uniforme brasileiro.
x ) Uma vez um passageiro me viu na cabine, não se conteve e disse: “Como você se parece com a Carolina Ferraz!”
(   ) Chega de nhenhenhém e blablablá, vamos trabalhar.
(   ) Há muitos projetos econômicos visando às classes menos favorecidas, mas no final quem dança é o pobre.
(   ) Cara, se, tipo assim, seu filho escrever como fala, ele tá ferrado.

9)
 Há exemplo de registro coloquial no seguinte trecho:
(   ) O verdadeiro autor da peça foi o escritor de discursos presidenciais H. Daryl.
(   ) Cem mil pessoas morreram quase instantaneamente.
(   ) A Segunda Guerra acabou, começava a guerra fria.
( x  ) Aconselhado por Jimmy Byrnes (secretário de Estado), o presidente queria mostrar aos soviéticos que não apenas tinha a bomba, mas tinha peito para usá-la.
(   ) A bordo do navio Augusta, no retorno para os EUA depois de participar da cúpula aliada em Postdam (Alemanha), Truman autorizou o bombardeio.

10) Assinale a única alternativa em que não ocorre o emprego de expressões coloquiais.

A)“Nós, enquanto isso, continuaríamos condenados a dar duro oito horas por dia...”
B)“...após seis meses, todo aposentado sobe pelas paredes e implora para voltar a trabalhar.”
C)“Os americanos, ano após ano, trabalham seis horas a mais em relação ao ano anterior.”
D)A gente achava tudo um horror.
E)Me informaram que o pessoal conseguiu se arranjar.





7 comentários: