Bom dia,
O exercício 1 nós já fizemos. Continue a atividade, corrigindo as questões seguintes.
Exercícios sobre sujeito e predicado
| 8º ano
1) Separe o sujeito e o predicado de cada oração.
a. Os meninos | estão na quadra.
b. O enxame | entrou na colmeia.
c. Algumas famílias | passeiam pelo parque.
d. Diversas crianças | jogam bola no campinho.
e. A cidade | parece vazia hoje.
f. O sol | desponta no horizonte.
g) Eles | saíram mais cedo da academia.
h. Nós | iremos ao cinema hoje à noite.
2) Indique os predicados das orações e as as locuções verbais.
a. Eles vão visitar uma exposição de artes.
R. Predicado = vão visitar uma exposição de artes. Locução verbal = vão visitar
b. O cãozinho saiu correndo pelas ruas.
R. Predicado = saiu correndo pelas ruas. Locução verbal = saiu correndo
c. A festa vai ser muito animada.
R. Predicado = vai ser muito animada. Locução verbal = vai ser
d. Meus primos forma viajar ontem.
R. Predicado = foram viajar ontem. Locução verbal = foram viajar
e. O médico vai conversar com os pacientes.
R. Predicado = vai conversar com os pacientes. Locução verbal = vai conversar
f. O dia já está amanhecendo.
R. Predicado = já está amanhecendo. Locução verbal = está amanhecendo
3) Sublinhe o núcleo do sujeito das orações a seguir.
a. Quatro pessoas telefonaram para você ontem.
b. Meus avós paternos preparam um delicioso jantar.
c. Vários times querem participar do campeonato.
d. Todos os jogadores da equipe foram abraçar o técnico.
e. Meus primos trabalham nessa loja.
f. Nossa banda vai tocar amanhã.
g. Seu computador está desligado?
h. A chuva de ontem fez estragos na cidade.
i. Esses filhotes de aves ainda não podem voar.
j. Aqueles carros vão para a oficina amanhã.
k. A mesma música tocou no rádio de manhã e à tarde.
l. Um único candidato faltou ao debate.
4) Transforme os sujeitos simples em sujeitos compostos conforme o exemplo.
(Esse exercício trabalha também concordância verbal)
a. Os meninos | estão na quadra.
b. O enxame | entrou na colmeia.
c. Algumas famílias | passeiam pelo parque.
d. Diversas crianças | jogam bola no campinho.
e. A cidade | parece vazia hoje.
f. O sol | desponta no horizonte.
g) Eles | saíram mais cedo da academia.
h. Nós | iremos ao cinema hoje à noite.
2) Indique os predicados das orações e as as locuções verbais.
a. Eles vão visitar uma exposição de artes.
R. Predicado = vão visitar uma exposição de artes. Locução verbal = vão visitar
b. O cãozinho saiu correndo pelas ruas.
R. Predicado = saiu correndo pelas ruas. Locução verbal = saiu correndo
c. A festa vai ser muito animada.
R. Predicado = vai ser muito animada. Locução verbal = vai ser
d. Meus primos forma viajar ontem.
R. Predicado = foram viajar ontem. Locução verbal = foram viajar
e. O médico vai conversar com os pacientes.
R. Predicado = vai conversar com os pacientes. Locução verbal = vai conversar
f. O dia já está amanhecendo.
R. Predicado = já está amanhecendo. Locução verbal = está amanhecendo
3) Sublinhe o núcleo do sujeito das orações a seguir.
a. Quatro pessoas telefonaram para você ontem.
b. Meus avós paternos preparam um delicioso jantar.
c. Vários times querem participar do campeonato.
d. Todos os jogadores da equipe foram abraçar o técnico.
e. Meus primos trabalham nessa loja.
f. Nossa banda vai tocar amanhã.
g. Seu computador está desligado?
h. A chuva de ontem fez estragos na cidade.
i. Esses filhotes de aves ainda não podem voar.
j. Aqueles carros vão para a oficina amanhã.
k. A mesma música tocou no rádio de manhã e à tarde.
l. Um único candidato faltou ao debate.
4) Transforme os sujeitos simples em sujeitos compostos conforme o exemplo.
(Esse exercício trabalha também concordância verbal)
Marcelo pratica
natação. (e sua irmã)
Marcelo e sua irmã
praticam natação
a. Minha tia foi ao
supermercado. (e meu primo)
R. Minha tia e meu primo foram
ao supermercado.
b. O computador está
no conserto. (e a televisão)
R. O computador e a televisão
estão no conserto.
c. Esse cantor se apresentará na
nossa cidade. (e sua banda)
R. Esse cantor e sua
banda se apresentarão em nossa cidade.
d. Eu vou organizar
uma gincana na rua. (e meus colegas)
R. Eu e meus colegas
vamos organizar uma gincana na rua.
e. Você gostaria de
ver esse filme? (e suas amigas)
R. Você e suas amigas
gostariam de ver esse filme?
f. Os músicos vão
participar do espetáculo no circo. (e os bailarinos)
R. Os músicos e os
bailarinos vão participar do espetáculo no circo.
g. O médico dirigiu-se
ao centro cirúrgico. (e os enfermeiros)
R. O médico e os
enfermeiros dirigiram-se ao centro cirúrgico.
h. Esse palhaço vai
participar do espetáculo no circo. (e seus companheiros)
R. Esse palhaço e seus
companheiros vão participar do espetáculo no circo.
i. Esse menino fez uma bela
apresentação de ginástica. (e seus colegas)
R. Esse menino e seus
colegas fizeram uma bela participação de ginástica.
j. Esse ator de cinema
veio à nossa cidade. (e sua mulher)
R. Esse ator de cinema e sua
mulher vieram à nossa cidade.
k. Você gostaria de
conhecer essa cidade? (e suas amigas)
R. Você e suas amigas
gostariam de conhecer essa cidade?
l. O diretor virá à nossa festa.
(e os professores).
R. O diretor e os professores
virão à nossa festa.
m. Rafael disse a
verdade. (e Luciana)
R. Rafael e Luciana disseram a
verdade.
n. Marcos quis sair
mais cedo. (e seu irmão)
R. Marcos e seu irmão quiseram
sair mais cedo.
5) Classifique os sujeitos das
orações em simples ou composto.
a. Os meninos estão
passeando de bicicleta.
R. Sujeito simples
b. Marcos e eu vamos
ao cinema à tarde.
R. Sujeito composto
c. Meu pai e seu tio
estão conversando na sala.
R. Sujeito composto
d. Os trabalhos dos
alunos estão no armário.
R. Sujeito simples
e. As modelos estão prontas para o
desfile.
R. Sujeito simples
f. Atores e cantores
gravaram comercial.
R. Sujeito composto
g. Argentina e Brasil
jogam amanhã.
R. Sujeito composto
Preste atenção!
1- Leia a frase (oração);
2- Encontre o verbo da frase;
3- Pergunte ao verbo: QUEM? ou O QUÊ? E a resposta é o sujeito.
Exemplo: Esperei você a tarde toda. Quem esperou? Eu.
O sujeito é desinencial ou oculto.
“Preocupam acidentes com animais na 290” (Correio
do Povo, 25-03-14,p.
O QUE preocupa?
Sujeito: acidentes com animais na 290. (Br-
Alegrete)
“Período
próximo à Páscoa proporciona 20% de efetivação de colaboradores.”
O QUE
proporciona 20% de efetivação de colaboradores?
Sujeito:
Período próximo à Páscoa
O
VERBO É O REGENTE DA FRASE. PRESTE ATENÇÃO NELE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário